Os sonhos são conteúdos pertencentes e gerados pela nossa psique provenientes de nosso inconsciente e vem carregados de imagens simbólicas (tudo o que está nos sonhos é conteúdo nosso, ou seja, eles são um material totalmente inconsciente e, por isso, perfeitos para o psicoterapeuta junguiano trabalhar com o paciente, uma vez que na psicoterapia junguiana o profissional irá se voltar muitas vezes para a linguagem simbólica do inconsciente que o paciente traz para as sessões, além de claro, do discurso consciente (o que é falado). Estabelecer conexão com nossos sonhos é entrar em contato consigo de modo mais profundo, acessando sabedorias internas que muitas vezes nem sabemos que possuímos.
Você já se questionou: “O que espero da minha vida?”, “estou no caminho certo?”, “devo continuar fazendo isso, trabalhando com aquilo, ou devo dar um fim e fazer algo novo?”, por exemplo.
Eles são nossos grandes aliados, podendo trazer consigo as respostas destes grandes questionamentos que nos fazemos, mas por serem carregados de símbolos necessitam da escuta do profissional junto ao paciente para que estes símbolos sejam “decifrados”, e possam ser ressignificados de acordo com cada pessoa. Por isso, não existe um único dicionário de significado dos símbolos e sonhos, pois muitas vezes o que chega no sonho de determinada forma, não é exatamente a mesma coisa no simbolismo e na “interpretação” deste. Na verdade, cada pessoa traz dentro de si seus, conteúdos, vivencias e seu inconsciente, e por isso o psicoterapeuta junto aos pacientes buscarão o sentido em conjunto visando uma significação pessoal e personalizada.
Comentários