Brasileiros residentes em outros países
- Marco Antonio Ramos
- 16 de jul. de 2024
- 1 min de leitura

Atualmente vemos cada vez mais brasileiros em busca de expansão, seja de seus horizontes, cultura, oportunidades e sonhos; o ‘morar fora’ costuma ser um grande desejo para muitos, e os que de fato o fazem, podem vir a sentir a necessidade de realizar um processo de psicoterapia, mesmo que online, por diversos fatores: a diferença de cultura e dos costumes, o modo de se relacionar tanto socialmente quanto amorosamente e a rotina de trabalho, por exemplo.
Para muitos que se encontram nessa nova jornada, mesmo há muitos anos em um país estrangeiro, a síndrome do impostor pode aparecer através da não identificação e pertencimento com esse, seja pela questão cultural ou até mesmo de identidade, com isso os conflitos e questionamentos como “estou no lugar certo, ou deveria voltar para meu país de origem?” surgem.
Problemas em relação a autoestima também podem surgir deste conflito, uma vez que o indivíduo pode acabar perdendo a noção de importância, de mais valia, sentir-se isolado, sem amigos e uma rede de apoio. A psicoterapia entra como grande aliada para trabalhar as noções de identidade, os conflitos provenientes disso e auxiliar o paciente a criar subsídios e inteligência emocional para lidar com esses atritos e questionamentos.
Se você, brasileiro, tem se sentido assim, saiba que não está sozinho e é possível obter uma rede de apoio através da psicoterapia online; marque um horário comigo e vamos falar sobre isso.
Kommentarer